Depois de Ver... O Conhecimento
"O único patrimônio que ninguém tirar do ser humano é o conhecimento." (Lazaro Ramos)
Podem tirar tudo de um ser, roupas, posses, direitos até a liberdade. Mas o conhecimento, é o único bem verdadeiramente dele. É o bem maior e mais duradouro. É a sua maior arma e seu maior escudo. É individual, e único.
Ser capaz de refletir sobre a própria existência e saber que existe, é uma das poucas coisas que nos diferenciam dos outros animais. E é esse acúmulo de conhecimentos e a transmissão de cultura que nos faz tão adaptáveis e evoluídos como seres vivos, e atualmente como o topo da cadeia alimentar. Ser crítico quanto a sociedade e quanto a sua própria existência é o primordial. E para isso, conhecimentos devem ser, não só acumulados, como trocados, transcendidos.
Na concepção da Gestalt, o pensamento da corrente psicológica, tem como premissa que “o todo é maior que a soma das partes”, a soma de conhecimentos adquiridos, por si só, concebe um novo pensamento. Por mais que concorde em partes, considero que deve haver um processo cognitivo aplicado ao conhecimento para a construção de um novo conteúdo, ou uma opinião sobre o antigo. Pontos estes que são premissas da crítica, conhecimento prévio sobre o objeto.
O pensamento crítico, ao contrário do sentimento negativo que a palavra costuma remeter, deve ser pautado na compreensão do todo (ou tentativa de) e do posicionamento sobre o ponto de vista do praticante da ação.
Se todos estes argumentos ainda não te convenceram da importância de conhecer o mundo que nos cerca, adiciono mais um. Se considerarmos a existência eterna como condição primordial, e que há um pós-vida, imagine-se neste outro plano (céu, inferno, limbo, vahalla... seja lá qual a sua crença), o que você terá do lado de lá quando partir? Duvido que seja um terreno comprado com cartão de crédito, ou as vestes e utensílios de ouro com os quais foi enterrado. Se há um pós-morte, a nossa existência lá depende dos conhecimentos adquiridos e experiências passadas em vida.
Imagine-se do outro lado, passando a eternidade falando sobre posts do facebook, ou jogando dama para sempre. Não sei quanto a vocês, leitores, mas considero uma existência bem rasa e vazia de significado.
Se dois mais dois é sempre mais do que simplesmente quatro, vamos somar e agregar mais conhecimentos e visões sobre tudo. Quem sabe assim nosso mundo não fica maior.