top of page

Depois de Ver... Caixa de Pássaros


Foto do Livro "Caixa de Pássaros"

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



Depois de Ver...


Longe das narrativas rebuscadas, descrições intermináveis e explicação para tudo, o autor iniciante, Josh Malerman, cumpre a sua tarefa de entregar um trailer de suspense/terror satisfatório. Porém não há de se negar que a premissa tinha potencial para muito mais.


Focado nos diálogos e reflexões sobre as relações humanas e sua ligação com o novo mundo que se apresenta, o livro peca por não desenvolver bem os conflitos entre os personagens. Nem mesmo a profundidade de cada um é bem trabalhada.


A linha do tempo entrecortada traz algumas viradas interpretativas que ajudam a elevar o clímax ao ler, porém o conteúdo na maior parte do tempo é atropelado e apresenta soluções preguiçosas, inclusive para o conflito principal. Muitos elementos e personagens são apresentados e abandonados sem contribuir em nada para o desenvolvimento da trama.


A comparação com 'Ensaio da Cegueira' de José Saramago é inevitável, mas ao contrário do ensaio de Saramago, em 'Caixa de Pássaros' a tarefa de refletir sobre as relações humanas em situações adversas não é bem executada, os personagens rasos e o leitor pode ter dificuldades de criar vínculos ou mesmo de distinguir os personagens entre si.


E para os que desejam ler Caixa de Pássaros para ter explicações sobre a causa desse apocalipse, podem sair um pouco frustrados, bem como no livro do nobelista. O livro é totalmente centrado nos medos e conflitos de Malori com a necessidade de sobreviver junto as duas crianças.


Outra dificuldade do livro é que não há gancho atrativo para uma possível continuação e toda a conclusão da trama não condiz com a tensão gerada ao longo do texto. A revelação final, que talvez tivesse o objetivo de impactar o leitor, também acaba não cumprindo essa função.



Por fim, acredito que o sentimento que fica é de que o tema poderia ter sido muito melhor desenvolvido do que foi. Porém a leitura rápida e simples, podem torna-lo um bom passatempo para os que curtem o gênero terror psicológico.

Destaque
Tags
O Que Estou Lendo
O Melhor livro de 2018
naminhapela.jpg
Série Estou Assistindo
atlanta-1a-temporada_t201551.jpg
download.png
bottom of page